Segunda-feira, Setembro 22, 2025
NOTÍCIA

Destacam a importante presença do presidente do Vietnã na AGNU 80

Hanói, 21 de setembro (Prensa Latina) O presidente vietnamita, Luong Cuong, viajou hoje para Nova York para participar da semana de alto nível da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU 80), cuja grande importância foi destacada por fontes diplomáticas.

A participação do chefe de Estado do Vietnã reafirma o firme compromisso da nação indochinesa com o multilateralismo e os valores fundamentais da ONU e confirma sua política externa de independência, autodeterminação, multilateralização e diversificação das relações, disse o embaixador Do Hung Viet.

Segundo o representante permanente do Vietnã junto à organização mundial, é de se esperar que Cuong transmita lá uma mensagem de exaltação do valor da paz e de impulso às transformações consideradas decisivas para construir um futuro sustentável.

“Trata-se de uma mensagem sincera, mas enérgica, de uma nação que sofreu a dor e a perda da guerra, bem como as privações do bloqueio e das sanções, e que, por isso, compreende profundamente o valor inestimável da paz e da cooperação internacional”, destacou.

A paz, enfatizou o diplomata em declarações à agência de notícias vietnamita VNA, é a base sólida de todo o progresso e desenvolvimento social, e a garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos.

A mensagem de Cuong também reafirmará a firme determinação do Vietnã em perseguir seus objetivos estratégicos: tornar-se um país em desenvolvimento com indústria moderna e renda média alta até 2030, e uma nação desenvolvida e de alta renda até 2045, acrescentou.

Por outro lado, disse ele, revalidará o compromisso do país de trabalhar incansavelmente e unir esforços para assumir responsabilidades compartilhadas, superar desafios e impulsionar transformações ousadas para construir um mundo pacífico, estável, próspero e sustentável, que garanta a felicidade e o bem-estar de todos os povos.

O Vietnã continuará impulsionando seu Plano de Ação Nacional para implementar a Agenda 2030, ampliará sua participação em operações de manutenção da paz e se candidatará a assumir cargos-chave dentro do sistema da ONU, antecipou.

Nesse sentido, ele destacou o interesse da nação do Sudeste Asiático em presidir no próximo ano a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), integrar o Conselho de Direitos Humanos da ONU para o mandato 2026-2028 e se candidatar a juiz do Tribunal Internacional do Direito do Mar (2026-2035).

Além de participar do debate geral e da semana de alto nível da AGNU 80, o presidente vietnamita e sua comitiva realizarão atividades bilaterais nos Estados Unidos, justamente no momento em que se comemora o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas e o segundo de um acordo de Parceria Estratégica Integral.

mem/mpm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa