Segunda-feira, Setembro 22, 2025
NOTÍCIA

Comunidades no Vietnã serão equipadas com desfibriladores automáticos

Hanói, 21 de setembro (Prensa Latina) Um projeto lançado hoje entre a FPT Corporation e o Hospital Universitário Médico de Hanói visa equipar comunidades em todo o país com desfibriladores automáticos (DEA) para melhorar o atendimento inicial de emergência.

De acordo com o diretor da instituição médica, Professor Associado Nguyen Lan Hieu, a ideia de fornecer este equipamento à comunidade já estava em sua mente há muitos anos, após constatar a popularidade deste dispositivo em locais públicos em países desenvolvidos.

No Vietnã, cerca de 200 mil pessoas morrem a cada ano de doenças cardiovasculares, o que representa aproximadamente um terço do número total de mortes em todo o país.

De acordo com dados de pesquisa citados pelo jornal Hanoi Moi, a taxa de mortalidade de pacientes com parada cardíaca fora do hospital é muito alta, chegando a 96,7%, enquanto apenas 8,7% dos pacientes recebem ressuscitação cardiopulmonar no local.

Sobre a importância de equipar as comunidades com DEAs, a própria publicação citou um estudo publicado no New England Journal of Medicine, que revelou que as taxas de sobrevivência chegam a 74% se os pacientes receberem um choque elétrico nos primeiros três minutos após uma parada cardíaca.

O desfibrilador externo automático é um gerador de pulsos elétricos compacto que pode suprimir certas arritmias em caso de ataque cardíaco súbito.

mem/mpm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa