A imposição da doutrina imperialista da “paz através da força” ameaça o futuro da humanidade com terror, armamento e desestabilização mundial, escreveu o ministro cubano em sua conta na rede social X.
Rodríguez está em Nova York à frente da delegação cubana que participará a partir de amanhã do Segmento de Alto Nível da 80ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
O ministro tem prevista sua participação em reuniões de alto nível e outros eventos multilaterais, intercâmbios com contrapartes de vários países e um programa bilateral nos Estados Unidos que, entre outras atividades, incluiu ontem o Encontro com Cubanos Residentes aqui.
A comitiva da ilha é composta também pelos vice-ministros das Relações Exteriores, Carlos Fernández de Cossío e Anayansi Rodríguez; pelo representante permanente de Cuba junto às Nações Unidas, Ernesto Soberón; pela embaixadora de Cuba nos Estados Unidos, Lianys Torres, entre outros dirigentes e funcionários do Ministério das Relações Exteriores e da Missão Permanente da Ilha junto à ONU.
O novo período de sessões começou no dia 9 de setembro sob o lema “Melhores juntos: 80 anos e mais pela paz, o desenvolvimento e os direitos humanos” e é celebrado em um momento crucial para renovar o compromisso mundial com o multilateralismo, a solidariedade e a ação compartilhada em favor das pessoas e do planeta.
A semana de alto nível deste ano destaca a urgência de cumprir a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e revitalizar a cooperação mundial.
oda/dfm/mb