O Coloniales, comandado pelo técnico argentino Mauricio Tapia, com 20 pontos (seis vitórias, dois empates e duas derrotas), terá que conquistar esse feito fora de casa, no Estádio Santa Lucía, após empatar por 1 a 0 na última quarta-feira contra o vice-campeão Municipal, em Pensativo.
O Toros, agora comandado pelo mexicano Roberto Montoya, vem de uma derrota por 0 a 1 na terça-feira para o Comunicaciones, no Cementos Progreso, na capital.
O time rubro-negro, por sua vez, buscará subir na tabela, já que ocupa a penúltima colocação com apenas 10 pontos, graças a três vitórias, um empate e cinco eliminações apertadas.
Antes disso, Deportivo Mixco e Aurora FC se enfrentam no estádio Santo Domingo de Guzmán, casa do primeiro. O segundo tentará aproveitar o fator casa para assumir provisoriamente a liderança, algo que os visitantes também podem alcançar caso conquistem as três listras.
Os Chicharroneros, comandados pelo técnico local Fabricio Benítez, estão em terceiro lugar com 19 pontos, enquanto os Aurinegros têm 18 e estão em quarto, sugerindo um confronto de alto nível.
O time da cidade remarcou sua partida anterior contra o Achuapa para a próxima quarta-feira, 8 de outubro, enquanto a partida do Aurora contra o Mictlán, que foi suspensa devido às constantes chuvas no país, ainda não tem data confirmada.
O técnico da equipe recém-promovida, Saúl Phillip, costarriquenho naturalizado guatemalteco, mostrou-se otimista após a partida fora de casa, já que essa situação permitiria que chegassem sem cansaço físico, o que também beneficiaria o adversário.
Os “Los Rojos”, do nicaraguense Mario Acevedo, com 20 pontos na segunda colocação, e com uma vitória sobre o Deportivo Marquense no estádio Manuel Felipe Carrera “El Trébol”, têm a chance de assumir a liderança.
Após finalizar seu contrato há dois dias, o técnico argentino Diego Martín Vásquez, naturalizado hondurenho, terá que trabalhar duro para reconstruir rapidamente os Leones, que estão em nono lugar com 11 pontos.
Amanhã, o Guastatoya, último colocado (quatro pontos), recebe o Achuapa (12), sexto colocado, em David Cordón Hichos, enquanto o Mictlán, décimo primeiro colocado (10), recebe o Cobán Imperial (12), sétimo colocado, em Assunção.
O formato da competição Apertura 2025 inclui um sistema de todos contra todos, com duas rodadas, após as quais oito equipes se classificarão para a fase final.
jha/znc/glmv