Sexta-feira, Setembro 19, 2025
NOTÍCIA

UE apresenta 19º pacote de sanções contra a Rússia

Bruxelas, 19 set (Prensa Latina) A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, propôs hoje a introdução de sanções contra 45 empresas da Rússia e de países terceiros, incluindo a Rosneft e a Gazprom Neft, como parte do 19º pacote de sanções contra a nação euroasiática.

Adicionamos ao 19º pacote de sanções 45 empresas da Rússia e de países terceiros, indicou Von der Leyen em um vídeo publicado no site da CE.

A presidente destacou que, em particular, todas as transações com as grandes empresas de energia Rosneft e Gazprom Neft agora serão totalmente proibidas.

Além disso, a União Europeia (UE) imporá sanções a outros 118 navios da chamada frota fantasma da Rússia, o que totaliza mais de 560 navios sob restrições.

Reduzir o teto do preço do petróleo bruto para US$ 47,6, acrescentou Von der Leyen.

As empresas estrangeiras sancionadas supostamente prestam apoio direto ou indireto ao complexo militar-industrial russo.

De acordo com a base de dados Castellum.AI, atualizada pela última vez em 15 de agosto de 2025, foram ativadas cerca de 23.960 sanções individuais e setoriais contra a Rússia desde o início da sua operação militar especial na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou repetidamente que a política de contenção contra a Rússia faz parte da estratégia de longo prazo do Ocidente, cujas sanções representam um duro golpe para a economia mundial.

ro/amp/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa