Durante uma nova avaliação da situação das estradas, a polícia informou que mais de 860 mil veículos deixaram a Região Metropolitana de Santiago desde sexta-feira, 12 de setembro.
Como parte da operação de segurança, o General Víctor Vielma informou que aproximadamente 34 mil motoristas foram parados, dos quais 149 foram detidos, a maioria por dirigir sob efeito de álcool ou outras substâncias.
O chefe da área de trânsito, rodovias e segurança viária afirmou que, até o meio-dia desta sexta-feira, houve um aumento de 5% nas mortes em comparação ao mesmo período do ano passado.
A Ministra de Obras Públicas, Jéssica López, indicou que a partir das 7h de sábado, começará a chamada “operação de retorno”. O tráfego de caminhões será restringido em alguns trechos e haverá redução de pedágio durante a noite.
Da mesma forma, uma taxa de mil pesos (aproximadamente um dólar) para veículos leves foi imposta nas primeiras horas da manhã durante todo o fim de semana, com o objetivo de incentivar as famílias a evitar os engarrafamentos da tarde.
ro/car/eam.