Sexta-feira, Setembro 19, 2025
NOTÍCIA

África do Sul e Brasil firmam acordo pioneiro de colaboração agrícola

Pretória, 19 set (Prensa Latina) Os governos da África do Sul e do Brasil assinaram um Memorando de Intenções (MoI) que impulsiona um novo capítulo na cooperação agrícola bilateral, com ênfase na sustentabilidade e segurança alimentar.

O acordo foi assinado pelo ministro da Agricultura da África do Sul, John Steenhuisen, e pelo vice-ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Luiz De Alcantara Rua, durante a reunião ministerial do Grupo de Trabalho Agrícola do G20, em andamento em Somerset West, na província de Western Cape, no sul do país.

Nas palavras de Steenhuisen, o MoI representa “mais do que uma aliança formal; é uma demonstração de nossa visão compartilhada para um futuro com segurança alimentar”.

O funcionário destacou na ocasião como a fusão de forças facilitará inovações tecnológicas e promoverá um setor agrícola mais resiliente para o benefício de ambos os povos.

O documento, de caráter não vinculativo, estabelece um marco para intensificar o intercâmbio de conhecimentos técnicos, realizar visitas de estudo, programas de capacitação e encontros conjuntos.

Além disso, prevê o compartilhamento de boas práticas em agricultura sustentável, sistemas de pecuária e garantia de qualidade para proteger tanto os consumidores quanto os produtos.

A cooperação também abrange a facilitação estratégica do comércio com missões comerciais e feiras que permitam abrir novos mercados para os produtos agrícolas de ambos os países.

As relações comerciais agrícolas entre a África do Sul e o Brasil apresentaram um crescimento de 80,5% entre 2020 e 2024. As exportações sul-africanas para o Brasil aumentaram 92,8%, com produtos como sementes para plantio, licores, vinhos e uvas secas liderando a lista.

O acordo terá uma vigência inicial de cinco anos, renovável automaticamente, a menos que uma das partes opte por sua rescisão.

Além disso, será criado um Grupo de Trabalho Conjunto encarregado de definir áreas prioritárias e elaborar um plano detalhado para sua execução, garantindo um acompanhamento eficaz e alinhado com os interesses estratégicos de ambos os países.

ro/mv/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa