Quarta-feira, Setembro 17, 2025
NOTÍCIA

Maior simpatia por Orsi do que pela gestão do governo no Uruguai

Montevidéu, 17 set (Prensa Latina) O presidente uruguaio, Yamandú Orsi, supera em simpatia a aprovação de seu governo, afirma hoje a empresa Opción com dados coletados entre julho e agosto deste ano.

A pesquisa indica que, oito meses após assumir o cargo, metade dos entrevistados expressou “simpatia” pelo governante. Quinze por cento mostraram o contrário, 27% responderam que Orsi não lhes gera “nem simpatia nem antipatia” e 9% disseram não saber ou evitaram responder.

A medição em relação ao voto emitido em outubro passado revelou que 85% dos que votaram a favor da Frente Ampla demonstram simpatia pelo atual chefe de Estado.

Cinco por cento manifestaram antipatia e oito por cento não têm opinião formada.

Entre aqueles que votaram na coalizão republicana, agora na oposição, a simpatia é de 23%, a antipatia de 25% e a opção intermediária de 42%, contra 11% que, segundo, dizem não saber ou preferem não responder.

Por sua vez, ao comparar a aprovação do governo com a popularidade do presidente, é notável o maior apoio à figura de Orsi do que à sua administração.

A opção obteve 30% de respostas positivas, 21% do lado oposto e 43% neutras.

Em sua análise, a empresa de pesquisa afirma que se configura um “cenário dual com aprovação moderada” da gestão do governo, “mas alta popularidade” do presidente.

Ele acrescenta que, “embora não seja visto como o líder indiscutível” da coalizão de esquerda, Yamandú Orsi tem “de longe os melhores índices de popularidade dentro” da Frente Ampla.

mem/ool/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa