A informação foi revelada pelo Ministro da Inovação e Tecnologia da Etiópia, Belete Molla, em discurso na reunião agendada para 15 a 19 de setembro no Centro Internacional de Viena. Ele especificou que energia, saúde, agricultura e meio ambiente são as áreas de aplicação.
Molla pediu maior apoio da AIEA, em linha com a agenda nacional do Primeiro-Ministro Abiy Ahmed.
Ele agradeceu ao Diretor-Geral da organização internacional, Rafael Mariano Grossi, por sua visita durante o Fórum “Raios de Esperança”, realizado em Adis Abeba nos dias 30 de junho e 1º de julho, bem como pela decisão de fornecer um aparelho Linac ao Hospital Black Lion para tratamento do câncer, marcando um marco fundamental na parceria.
O Fórum Raios de Esperança é uma iniciativa da AIEA que apoia os Estados-Membros no estabelecimento ou expansão de suas capacidades de imagem médica, medicina nuclear e radioterapia, com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços, especialmente em países que carecem desse tratamento vital.
Desde seu lançamento em fevereiro de 2022, mais de 90 países solicitaram esse apoio para expandir o acesso ao tratamento do câncer. Para tanto, a organização internacional mobilizou fundos de Estados-Membros doadores, empresas do setor privado e agências de desenvolvimento.
ro/nmr/glmv
				




