Quarta-feira, Setembro 17, 2025
NOTÍCIA

Cuba e RPDC comemoraram 65 anos de relações diplomáticas

Havana, 17 set (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, liderou uma cerimônia pelos 65 anos do estabelecimento de relações diplomáticas com a República Popular e Democrática da Coreia (RPDC) e pelo 80º aniversário do Partido do Trabalho da Coreia, informou hoje a Presidência.

De acordo com o site, ao discursar na cerimônia, o embaixador do país asiático, Han Su Chol, lembrou que “em 29 de agosto de 1960, nosso país estabeleceu relações diplomáticas com a República de Cuba com o objetivo de desenvolver relações bilaterais e de amizade que abrangem todas as esferas”.

Graças a esse dia, disse ele, a história orgulhosa entre nossos dois países e partidos pôde avançar dinamicamente durante 65 anos, assegurou o diplomata, que lembrou que essas relações amigáveis “foram estabelecidas pelo Grande Líder, camarada Kim Il Sung, e pelo camarada Fidel Castro Ruz”.

Os laços cubano-norte-coreanos foram consolidados e desenvolvidos pelo camarada Kim Jong Il e pelo camarada Raúl Castro Ruz, e hoje continuam a ser desenvolvidos pelo camarada Kim Jong Un, secretário-geral do Partido do Trabalho da Coreia, e pelo camarada Díaz-Canel, destacou o diplomata.

Pelo lado antilhano, o chanceler cubano Bruno Rodríguez destacou que “estas comemorações são expressão dos sentimentos históricos de amizade, solidariedade, apoio mútuo e cooperação que nos unem”.

“Elas são o reflexo do caminho percorrido no esforço comum de nossas nações para preservar a indispensável memória histórica e projetar nossas relações para o futuro”, destacou o ministro das Relações Exteriores de Cuba.

O titular da pasta ratificou que “temos plena confiança de que, sob a liderança de nossos partidos, continuaremos fortalecendo a história e a tradição de irmandade e solidariedade que nos une, e ampliaremos a colaboração em benefício de nossos povos”.

A cerimônia comemorativa dos dois eventos contou com a presença de altos funcionários do governo cubano e representantes de órgãos e organizações nacionais, bem como representantes diplomáticos da RPDC. ro/lld/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa