A missão de cinco dias visitou o Laboratório Veterinário Regional em Yabello (Estado Regional de Oromia), mercados de gado, sistemas de água, produção de forragem e desenvolvimento de pastagens, também localizados na Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul.
Esses esforços conjuntos da agência africana, do Banco Mundial, do Banco Africano de Desenvolvimento e da Embaixada da Suécia em Adis Abeba destacam o poder das parcerias para fortalecer comunidades pastoris e agropastoris.
A visita da IGAD, por meio de sua Unidade de Coordenação da Plataforma da Iniciativa para Seca, Desastres, Resiliência e Sustentabilidade, revisou e documentou o progresso de programas-chave de fortalecimento da resiliência, como o Projeto de Redução de Riscos, Inclusão e Valorização de Economias Pastoris.
A IGAD também conduziu o Programa de Resiliência à Seca e Meios de Subsistência Sustentáveis e o Projeto de Fortalecimento da Resiliência para a Segurança Alimentar e Nutricional na Etiópia, de acordo com um comunicado.
Os destaques incluíram uma inspeção do sistema de distribuição de água em Sitimba Kebele e discussões com cooperativas de comercialização de gado em Sitimba e Luka Kebele, na Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul.
A IGAD também realizou observações das atividades de produção de forragem e visitas a cooperativas locais de comercialização de ração para gado, entre outros.
ro/nmr/glmv