Os combates concentram-se desde ontem nas aldeias de Birihi e Hembe, pertencentes ao grupo Bashali Mokoto, informou o Actualité.CD, que também precisou que a localidade de Lukweti também está ameaçada pelos insurgentes na sua ofensiva para ampliar a sua área de influência.
As tensões no território de Masisi persistem há vários dias, apesar da Declaração de Princípios assinada entre a AFC/M23 e o Governo da RDC.
A violência dos confrontos gerou um deslocamento maciço da população, com várias aldeias desertas e os residentes buscando refúgio na floresta ou em aldeias vizinhas.
Em Mutongo, o afluxo maciço de deslocados de Lukweti e Ndurumo criou tensões, pois além de não haver condições para receber o afluxo de pessoas, os moradores temem a chegada de milicianos de Wazalendo, que poderiam estender os combates a esta área.
Os líderes locais alertaram as autoridades sobre a intenção dos rebeldes da AFC/M23 de entrar em Pinga através do eixo Mutongo, uma vez que estão bloqueados há vários meses pelos Wazalendo no eixo Mpety-Pinga.
mem/kmg/bm