O evento em Puerto Plata, considerado o berço de grandes expoentes deste gênero musical, contou com a presença do Vice-Ministro de Criatividade e Formação Artística, Amaury Sánchez, e da Diretora Geral de Belas Artes, Marinella Sallent, que destacaram o valor cultural e educacional desta iniciativa.
A nova instituição oferecerá treinamento gratuito nos instrumentos essenciais do merengue tradicional e inclui em seu programa acadêmico o estudo da história, cultura e tradição deste gênero, com o objetivo de reafirmar seu caráter como símbolo da identidade nacional.
O Ministro Salcedo destacou a importância da inauguração desta Academia, que representa “um passo firme na preservação de nossas raízes musicais e uma homenagem à identidade dominicana”, acrescentou.
“Com sua inauguração, damos continuidade a um legado que nos define como nação. Aqui, não só se ensinará música, mas também valores culturais e cívicos que garantem que o merengue tradicional continue sendo um motivo de orgulho que nos identifica dentro e fora do país”, enfatizou.
A Academia, que funcionará na Escola de Belas Artes de Puerto Plata, é uma criação da professora Ivelisse Severino e do pesquisador cultural Rafael Chaljub Mejía, que trabalharam por mais de dois anos para concretizar o projeto.
jha/mpv/glmv