“Estamos extremamente satisfeitos em organizar o torneio de águas abertas mais importante de Cuba e em ver o crescimento constante de um evento que ultrapassou 600 participantes este ano”, acrescentou.
Villarreal comentou que o desafio cresce a cada ano; são muitos os setores que contribuem, por meio de esforços combinados, para o sucesso atual do Gran Retto e, portanto, devemos continuar trabalhando em equipe.
“Grandes feitos são conquistados juntos, daí a importância da união entre México e Cuba para garantir que a competição melhore a cada ano, tanto em qualidade quanto em número de atletas”, acrescentou. O diretor da marca mexicana que dá nome à competição, sediada na cidade turística cubana de Varadero, argumentou que a meta é ultrapassar 800 competidores até 2026 e fazer uma parada no circuito Panam Aquatics aqui, metas ambiciosas, mas não impossíveis de alcançar.
O Grand Challenge 2025 está chegando ao fim e, portanto, já estamos preparando as condições para um evento maior. A visita de Maureen Croes, presidente da Panam Aquatics, nos deu um direcionamento para melhorar ainda mais, especificou.
O diretor afirmou que será um verdadeiro Grand Challenge para continuar crescendo; no entanto, o nome da marca reflete o desejo dessa pessoa de superar tudo e continuar trabalhando com Varadero como uma anfitriã digna.
A 5ª edição do Gran Retto Varadero 2026 Open Water Crossing está marcada para setembro daquele ano, com o objetivo de adicionar mais competidores e expandir o espectro para outras latitudes em busca de um alcance mais internacional.
rgh/ads/glmv