A nota do órgão militar publicada neste domingo especifica que, durante o exercício Zapad 2025, os navios da Frota do Norte realizaram uma série de tarefas para neutralizar um destacamento de desembarque do inimigo simulado, realizando disparos de mísseis e artilharia na zona da Rota Marítima do Norte.
O ministério precisou que, ao receber a ordem de atacar o agrupamento naval do “inimigo”, um helicóptero naval Ka-27 foi enviado a partir do grande navio antissubmarino Severomorsk, que realizou um reconhecimento aéreo, localizou o destacamento de desembarque do inimigo simulado e forneceu a designação dos alvos ao navio.
Os exercícios Zapad 2025 decorrem de 12 a 16 de setembro em locais de treinamento situados na Bielorrússia e na Rússia, bem como nos mares Báltico e de Barents.
Os militares de ambos os países serão treinados no controle de tropas interarmas, regionais e de coalizão diante de uma potencial agressão contra o Estado da União e praticarão diversas opções de ação conjunta para neutralizar as ameaças e estabilizar a situação em suas fronteiras.
Também foram convidados para as manobras os contingentes militares e grupos operacionais de controle militar dos países membros da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) e outros parceiros, destacou o relatório do Ministério da Defesa russo.
mem/gfa/mb