Sábado, Setembro 13, 2025
NOTÍCIA

Rússia rejeita acusações de interferência nas eleições moldavas

Moscou, 13 set (Prensa Latina) As acusações feitas pelas autoridades de Chisinau contra Moscou sobre supostas tentativas de interferência nas próximas eleições moldavas são infundadas, declarou hoje a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

“As autoridades moldavas continuam a acusar infundadamente nosso país de tentativas de interferência nas próximas eleições”, disse a diplomata à imprensa, acrescentando que a Rússia está monitorando de perto a situação porque está ouvindo retórica antirrussa de Chisinau.

No início de setembro, às vésperas das eleições parlamentares, a Comissão Eleitoral Central (CEC) da Moldávia informou que o Ministério das Relações Exteriores propõe abrir apenas duas seções eleitorais para cidadãos moldavos residentes na Rússia.

Uma situação semelhante ocorreu durante as eleições presidenciais de 2024. A CEC insistiu na abertura de cinco seções eleitorais na Rússia, mas o Ministério das Relações Exteriores aprovou o funcionamento de apenas duas, localizadas em Moscou, alegando preocupações com a segurança.

Anteriormente, Zakharova afirmou que a abertura de duas seções eleitorais na Rússia é um ultraje para os cidadãos da Moldávia e transforma as eleições em um espetáculo político.

jha/gfa/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa