A declaração afirma que Putin definiu a tarefa do mundo moderno como a união de esforços pela singularidade e diversidade de culturas, tradições e visões, promovendo, apoiando a inovação e combatendo as ameaças de desaparecimento de culturas minoritárias, em seu discurso na sessão plenária do Fórum das Culturas Unidas, realizado em São Petersburgo.
O chefe de Estado russo também defendeu a promoção dos princípios de justiça e igualdade nas relações entre os povos, libertando o mundo de preconceitos, padrões duplos e tentativas de apagar uma ou outra cultura.
Segundo o presidente, o papel da cultura na luta contra o neonazismo e a russofobia precisa crescer.
Ele também enfatizou que o concurso internacional de música Intervision, que será realizado em 20 de setembro na Live Arena, na capital russa, manterá sua atmosfera de amizade e criatividade.
“Somos gratos aos nossos apoiadores que apoiaram a iniciativa da Rússia de reviver o concurso internacional de música Intervision”, acrescentou o chefe de Estado.
O Fórum Internacional de Culturas Unidas de São Petersburgo foi realizado pela primeira vez em 2012. O fórum é uma plataforma de diálogo sobre as questões mais importantes da agenda cultural e humanitária global. O tema do fórum deste ano é “Retorno à Cultura: Novas Oportunidades”.
jha/gfa/bj