Organizada pelo Instituto Cubano do Livro (ICL), “Huevos” é uma peça teatral escrita pelo dramaturgo, roteirista, narrador e pesquisador Ulises Rodríguez, natural de Cárdenas (município da província cubana de Matanzas), vencedor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais e com uma vasta carreira nas artes cênicas.
“Sale el sol por oriente” é uma coletânea de poemas de Alfredo Zaldívar e, segundo o ICL, é uma diversão poética primorosamente elaborada para leitores de todas as idades.
Outro dos títulos que a instituição convida seus leitores a ler é “Canções Eslavas”, de Jesús Lozada, que, segundo o ICL, sacrifica o sentido narrativo da linguagem em seus poemas, concentrando-se inteiramente nas palavras.
“Parece que foi ontem”, de Laidi Fernández de Juan, é outro presente desta editora cubana; é uma coletânea de memórias. A maioria dos textos deste volume são homenagens a entes queridos falecidos, embora não seja um livro de luto.
São textos que nos convidam a compreender melhor Alejo Carpentier, Mario Benedetti, Eliseo Diego, Fina García Marruz, Sigfredo Ariel, meus pais, entre outros. Essa é a única aspiração a que aspiro, expressou seu autor.
“Com a Mão Errada”, do poeta, editor e divulgador Daniel Cruz, é um livro que aborda temas como amor, desilusão amorosa, amizade e realidade social — ou seja, todos os temas recorrentes na sociedade. Inclui fábulas, situações cotidianas e pessoais; É como uma forma de nos exorcizarmos dessas experiências negativas, e quando as escrevemos, elas se tornam arte. É por isso que dizem que escrever salva, observou a autora deste texto.
“Ceremonias del invitado”, de Mercedes Melo, é um caderno de sonetos, uma espécie de diário de viagem, que ganhou o Prêmio Extraordinário de Poesia Digdora Alonso em 2021.
mem/dpm/bj