Os Chicharroneros, treinados por Fabricio Benítez, saltaram da quarta colocação para a primeira com 19 pontos, graças ao esforço do atacante argentino Nicolás Martínez, que garantiu sua posição na liderança da tabela de artilheiros com sete pontos, bem à frente de um grupo de sete jogadores com três.
Os Leones de San Marcos, treinados por Horacio “Lacho” González e em sétimo lugar com 11 pontos, podem ser rebaixados com o resultado e as partidas de sábado ou domingo.
O Malacateco esmagou o Cobán Imperial em Santa Lucía, chegando a 10 pontos e garantindo a oitava colocação, enquanto o rival caiu para a nona posição, com nove pontos.
O surpreendente líder da tabela, Aurora FC, retomaria a liderança se vencesse hoje o forte Xelajú MC no estádio Mario Camposeco, sua casa.
O Súper Chivos, sexto colocado com 11 pontos, superaria o Achuapa, quinto com 12 pontos, com uma eliminação na primeira fase.
Em uma partida de alto nível, o Cremas, décimo colocado com oito pontos, enfrentará o atual campeão Antigua GFC, terceiro com 16 pontos, no estádio Cementos Progreso, como mandante.
O Mictlán, após dispensar o mexicano Adrián García e finalizar o contrato com o brasileiro Rego Da Silva, receberá os Cebolleros em La Asunción no chamado clássico do departamento de Jutiapa.
Os Conejos estão em décimo primeiro lugar, com sete pontos, enquanto o Achuapa está em quinto, com 12.
O último colocado Deportivo Guastatoya, comandado pelo técnico argentino Pablo Centrone, em substituição ao uruguaio Ariel Sena, enfrenta os Rojos amanhã no Estádio David Cordón, em quarto lugar, com 16 pontos.
O formato da competição do Apertura 2025 consiste em um sistema de todos contra todos, com duas rodadas, após as quais oito equipes se classificam para a fase final.
jha/znc/bj