O relatório foi apresentado na Conferência Mundial sobre Cooperação e Desenvolvimento do Turismo de 2025, parte da edição de 2025 da Ciftis, que acontece no Parque Shougang, em Pequim, até amanhã.
Durante o evento, Istvan Ujhelyi, especialista da Federação Mundial das Cidades do Turismo (WTCF) e Embaixador da ONU para o Turismo, apresentou o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades do Turismo (2024-2025).
De acordo com o relatório, a China, a maior fonte de gastos com turismo, registrou um aumento de 30% nos gastos com viagens ao exterior.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou que o tráfego aéreo global se recuperou para 99% dos níveis anteriores a 2020.
A região Ásia-Pacífico apresentou o crescimento mais significativo no mercado de aviação, impulsionado por aumentos substanciais na China, Japão e países do Sudeste Asiático em relação ao ano anterior.
Espera-se que os gastos globais com viagens corporativas atinjam US$ 1,48 trilhão, dos quais o mercado chinês representa aproximadamente 30% (US$ 406,2 bilhões).
O WTCF publica este relatório anualmente desde 2014 para promover a cooperação e o intercâmbio entre as cidades turísticas do mundo.
A edição de 2025 do Ciftis começou em 10 de setembro no Parque Shougang, em Pequim, sob o tema “Serviços Globais, Prosperidade Compartilhada” e se estenderá até 14 de setembro, com a participação de quase 70 países e organizações internacionais.
O evento reúne mais de 800 empresas, incluindo mais de 330 empresas da Fortune Global 500, e conta com a Austrália como país convidado, junto a província chinesa de Anhui, ambas representadas por delegações oficiais.
O presidente Xi Jinping afirmou hoje que a China aprofundará a abertura de seu setor de serviços e promoverá a cooperação global, em mensagem à Ciftis deste ano.
O líder asiático observou que o país acelerará a integração com padrões internacionais de alto padrão, fortalecerá zonas piloto de livre comércio e centros de inovação em serviços, e promoverá o desenvolvimento de um mercado mais aberto e competitivo.
jha/idm/bj