Sábado, Setembro 13, 2025
NOTÍCIA

Casos suspeitos de ebola aumentam na RDC

Kinshasa, 12 set (Prensa Latina) O número de casos suspeitos de ebola continua aumentando hoje na província de Kasai, na República Democrática do Congo (RDC), onde na última semana cresceu de 28 para 68.

De acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da África, o surto declarado em 4 de setembro na zona sanitária de Bulape se espalhou de dois para quatro distritos, e foi registrada a morte de outra pessoa, totalizando 16.

Após a declaração da epidemia pelo ministro congolês da Saúde Pública, Higiene e Segurança Social, Roger Kamba, o país ativou o Sistema de Gestão de Incidentes do Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública, com a mobilização de equipes de resposta rápida.

Da mesma forma, foi disposto o reforço da vigilância epidemiológica e o estabelecimento de centros de triagem e isolamento, bem como a restrição da circulação pública e a habilitação de postos de controle nas principais entradas de Tshikapa, capital da província.

As autoridades sanitárias iniciaram a vacinação dos profissionais da linha de frente, grupos compostos por profissionais de saúde nacionais, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos Centros Africanos para o Controle e Prevenção de Doenças.

Esta campanha será ampliada aos contatos dos casos suspeitos e, em seguida, aos contatos dos contatos, juntamente com uma vigilância mais rigorosa e a participação da comunidade, informou o Ministério da Saúde congolês.

A RDC conta com uma reserva inicial de duas mil doses da vacina contra o ebola e está trabalhando para adquirir outras adicionais nos próximos dias, a fim de reforçar a resposta.

mpm/kmg/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa