Os Leões selaram sua vaga no último sábado com uma retumbante vitória por 5 a 0 sobre o Níger, uma vitória que os leva de volta ao campeonato mundial após alcançarem o melhor desempenho africano da história no Catar 2022, chegando às semifinais.
Por sua vez, as Águias garantiram sua vaga na segunda-feira com uma vitória apertada por 1 a 0 contra a Guiné Equatorial, confirmando-se como presença regular no principal torneio: esta será sua sétima participação, após estrear em 1978 e ter feito várias aparições desde o final do século passado.
A Confederação Africana de Futebol (CAF) concede nove vagas diretas e uma para os play-offs intercontinentais desta vez, quase o dobro do número de vagas da edição anterior, graças à expansão do torneio para 48 seleções.
Com nove grupos de seis seleções, apenas os líderes avançam automaticamente, enquanto os quatro primeiros colocados buscam a vaga restante em um play-off. Após oito rodadas de competição, a briga pelas vagas finais mantém gigantes como Egito, Senegal, Nigéria, Camarões e Gana em polvorosa.
O continente, que iniciou sua maratona classificatória em novembro de 2023 e a concluirá em outubro de 2025, bate ao ritmo de um sonho comum: surpreender o mundo mais uma vez na Copa do Mundo nos Estados Unidos, México e Canadá.
ro/blc/glmv





