Quinta-feira, Setembro 11, 2025
NOTÍCIA

Diferenças e Posições no Primeiro Debate dos Candidatos Chilenos

Santiago, Chile, 11 de set (Prensa Latina) Temas como saúde, migração e segurança foram o foco do primeiro debate dos candidatos presidenciais chilenos na televisão aberta hoje, que também registrou momentos tensos e confrontos entre os candidatos.

O encontro, transmitido pela Chilevisión, durou até a madrugada de quinta-feira e contou com a presença de Jeannette Jara, da aliança governista; José Antonio Kast, do Partido Republicano de extrema direita; e Evelyn Matthei, da coalizão de direita Chile Vamos.

Também estiveram presentes Franco Parisi, do conservador Partido Popular; Johannes Kaiser, do Partido Libertário Nacional (próximo às ideias de Javier Milei); e os independentes Eduardo Artés, Harold Mayne-Nicholls e Marco Enríquez Ominami.

Em termos de saúde, as principais promessas dos candidatos à cadeira presidencial de La Moneda são reduzir as listas de espera para consultas especializadas ou acesso a cirurgias, melhorar a atenção primária, priorizar pacientes com câncer e fortalecer a telemedicina.

Em relação à migração, há propostas extremas, especialmente de setores da direita que defendem a abertura de valas, a explosão de fronteiras e a expulsão de estrangeiros.

Candidatos de esquerda, progressistas e independentes, por outro lado, se opõem à criminalização da migração, defendem o reconhecimento de suas contribuições para a sociedade e o registro de quem vem para trabalhar, não para cometer crimes.

Em relação à insegurança e à criminalidade, o leque de propostas varia de uma política dura, fortalecimento da polícia e criação de mais prisões, a medidas de prevenção, organização de moradores e quebra do sigilo bancário para reprimir a lavagem de dinheiro.

Um dos temas que geraram tensão no início foi a recente acusação contra o candidato republicano José Antonio Kast por usar notícias falsas para desacreditar Evelyn Matthei e Jeannette Jara.

Jara acusou Kast de mentir por meio de robôs, e Matthei disse ter ficado magoada com os comentários nas redes sociais, disseminados por contas ligadas ao Partido Republicano, que a acusaram de ter Alzheimer.

De acordo com pesquisas, Jara lidera as intenções de voto para o primeiro turno das eleições de 16 de novembro, seguida por Kast e Matthei.

No entanto, as pesquisas preveem que qualquer um destes últimos derrotaria Jara no segundo turno, em 14 de dezembro.

ale/car / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa