O objetivo desta medida é prevenir a possível entrada de pessoas doentes que possam propagar o vírus em território angolano. Para isso, as autoridades de saúde estão a preparar pessoal técnico e materiais de biossegurança.
O supervisor provincial de saúde pública do Zaire, Andrade Lunzayilawo Kianzuaku, afirmou que uma quantidade considerável de equipamentos de segurança começará a ser distribuída aos municípios fronteiriços nos próximos dias, numa iniciativa que envolve não só os profissionais de saúde, mas também as forças de segurança.
Em declarações à agência Angola Press, explicou que, numa primeira fase, serão reativados os postos de vigilância epidemiológica nos municípios de Cuimba (Minga e Malele), Luvo (Kanga Nguvu) e Nóqui; além de monitorizar as pessoas que entram no país e desinfetar veículos que atravessam a fronteira com a RDC.
No dia 4 de setembro, o Ministro da Saúde Pública, Higiene e Segurança Social do Congo, Roger Kamba, declarou oficialmente o décimo sexto surto da doença do vírus Ébola no país, desta vez na província de Kasai, na zona sanitária de Bulape.
No momento da confirmação, foram registados 28 casos suspeitos, incluindo 15 mortes, incluindo quatro profissionais de saúde, representando uma taxa de letalidade de 57%.
O país ativou o Sistema de Gestão de Incidentes do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública, destacando equipas de resposta rápida, reforçando a vigilância epidemiológica e estabelecendo centros de triagem e isolamento.
A vacinação também começou com os profissionais de linha de frente, compostos por profissionais de saúde nacionais, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças.
A campanha será expandida para incluir contatos de casos suspeitos e, posteriormente, contatos de contatos, juntamente com vigilância mais rigorosa e engajamento da comunidade, informou o Ministério da Saúde congolês.
A República Democrática do Congo (RDC) possui um estoque inicial de 2 mil doses da vacina contra o ebola e está trabalhando para adquirir doses adicionais nos próximos dias para reforçar a resposta.
ro/kmg/glmv