Quarta-feira, Setembro 10, 2025
NOTÍCIA

China ampliará abertura do setor de serviços, afirma Xi Jinping

Beijing, 10 de set (Prensa Latina) O presidente Xi Jinping afirmou hoje que a China aprofundará a abertura do setor de serviços e promoverá a cooperação global, em mensagem à Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS).

O líder asiático observou que o país acelerará a integração com padrões internacionais de alto padrão, fortalecerá zonas de livre comércio piloto e centros de inovação em serviços, e promoverá o desenvolvimento de um mercado mais aberto e competitivo.

O presidente também afirmou que a China trabalhará com outras nações para promover a abertura, a inovação e a cooperação no comércio de serviços, com o objetivo de contribuir para a construção de uma economia mundial aberta e a criação de uma comunidade com um futuro compartilhado.

A edição de 2025 da CIFTIS foi aberta hoje no Parque Shougang, em Beijing, sob o tema “Serviços Globais, Prosperidade Compartilhada” e ocorrerá até 14 de setembro, com a participação de quase 70 países e organizações internacionais.

O evento reúne mais de 800 empresas, incluindo mais de 330 empresas da Fortune Global 500, tendo a Austrália como país convidado, juntamente com a província chinesa de Anhui, ambas representadas por delegações oficiais.

Mais de 170 fóruns e conferências serão realizados durante a feira, incluindo a Cúpula Global de Empreendedores sobre Comércio de Serviços e a Conferência Mundial sobre Cooperação e Desenvolvimento do Turismo.

De acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas, o setor de serviços contribuiu com o equivalente a 56,7% do Produto Interno Bruto do país em 2024.

De acordo com dados oficiais, o comércio de serviços da China cresceu 8% em relação ao ano anterior no primeiro semestre de 2025, com as exportações aumentando 15% e as importações 3,2%.

Em abril, as autoridades lançaram um plano com 155 medidas-piloto para expandir o acesso ao setor, remover restrições ao investimento estrangeiro em telecomunicações e permitir que médicos estrangeiros abram clínicas privadas, de acordo com o vice-ministro do Comércio, Ling Ji.

A Ciftis é considerada uma das três principais feiras de negócios do país e serve como uma plataforma fundamental para a troca de inovações, soluções e oportunidades de negócios na economia digital e serviços globais.

mem/idm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa