Quarta-feira, Setembro 10, 2025
NOTÍCIA

ADF assassinou 89 pessoas em dois dias na RDC

Kinshasa, 10 de set (Prensa Latina) O número de mortos em ataques das Forças Democráticas Aliadas (ADF) na província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDC), subiu para 89 hoje, após uma nova incursão que deixou 18 mortos.

Na véspera, membros deste grupo armado associado ao Estado Islâmico atacaram Fotodu e Avey, no território de Beni, matando 18 pessoas, a maioria agricultores, que foram mortas com facas e armas de fogo, segundo o Ministério das Comunicações.

O presidente do grupo da sociedade civil local, Kinos Katuo, disse ao Actualité.CD que parecia ser o mesmo grupo que atacou a cidade de Oicha no mês passado e instou as forças de segurança a realizarem uma operação militar para eliminar definitivamente a ameaça das ADF.

O número de mortos neste ataque segue a incursão realizada na noite de 8 para 9 de setembro, quando o grupo armado atacou Ntoyo, no território de Lubero, matando mais de 70 pessoas e sequestrando quase 100. Teme-se que o número de mortos seja ainda maior.

A primeira-ministra congolesa, Judith Suminwa, emitiu um comunicado na quarta-feira expressando condolências às famílias das vítimas e fazendo um apelo solene à coesão nacional e à solidariedade com as populações afetadas.

Ela garantiu que o governo garantirá a segurança, processará os responsáveis e construirá um futuro pacífico e próspero para todo o povo congolês.

oda/kmg / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa