Quarta-feira, Setembro 10, 2025
NOTÍCIA

Urnas abrem na província de Buenos Aires para eleições decisivas

La Plata, 7 set (Prensa Latina) As urnas abrem hoje para 13 milhões de habitantes da província de Buenos Aires em eleições legislativas que, embora sejam locais, têm relevância nacional porque os argentinos estarão atentos aos seus resultados.

As duas principais forças políticas do país atualmente se enfrentam: a aliança de direita La Libertad Avanza e Propuesta Republicana, e o peronismo provincial reunido na frente Fuerza Patria. Estas eleições são vistas como um catalisador do governo do presidente Javier Milei e da influência dos peronistas em seu principal bastião.

A votação renovará metade da Assembleia Legislativa provincial com sede na cidade de La Plata. O corpo total é composto por 92 legisladores; metade deles, 46, cumprem mandato até o final do ano, pelo que deverão revalidar os seus lugares.

Atualmente, a formação peronista União pela Pátria (UP) tem 37 membros na assembleia legislativa provincial. Embora seja a primeira minoria, não é suficiente para impor os seus projetos. Em seguida, La Libertad Avanza possui 13 cadeiras; o PRO, outras 13, enquanto a UCR-Cambio Federal, oito, e a UCR Acordo Cívico, sete.

A Coalición Cívica conta com três cadeiras e a Frente de Izquierda tem dois legisladores.

No domingo, os habitantes de Buenos Aires renovarão 69 cadeiras na sua Assembleia Legislativa: 46 na Câmara dos Deputados e 23 no Senado; além disso, elegerão 1.097 vereadores e 401 conselheiros escolares nos 135 municípios para o ato eleitoral, divididos em oito seções eleitorais. Os olhos da nação estarão voltados para os resultados oficiais divulgados pelo Conselho Eleitoral a partir das 21h, hora local.

mem/mh/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa