O evento, organizado por editoras com o apoio da Câmara Argentina do Livro, acontece neste sábado, 6, e domingo, 7, no Centro Cultural Ricardo Rojas, com entrada gratuita. Os participantes desfrutarão de uma programação com diversas atividades, com a participação de 40 editoras de todo o país.
O evento é precedido pelo Dia do Quadrinho, comemorado pelos argentinos todo dia 4 de setembro para comemorar a primeira aparição de El Eternauta, a icônica história em quadrinhos de aventura de Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López, em 1957.
Diego Rey, diretor da editora El Hotel de las Ideas e um dos impulsionadores da iniciativa, acredita que os quadrinhos na Argentina vivem um período de consolidação dos projetos editoriais, processo iniciado em 2010.
Ele observou que as editoras que compõem a comissão do gênero foram formadas há 15 anos e precisavam de um espaço, um festival, para apresentar seus trabalhos e criações.
“Essa consolidação permite a diversidade do setor. Vários projetos ainda precisam ser profissionalizados, o que melhoraria a produção, não só para as editoras, mas também para os autores e leitores”, reconheceu Rey, citado pelo jornal Página12.
Em relação a este evento, Rey expressou que imaginavam um festival que combinasse obras de outras formas de arte como cinema, teatro, animação e música.
Entre os expositores estão autores como Tute, El Bruno, Esteban Podetti, Max Aguirre, Gustavo Sala, María Eugenia Alcatena e Carina Altonaga.
Os editores participantes incluem Estudio Mafia, Hotel de las Ideas, Primavera Revólver, Comiks Debris, Comic.ar, Tren en Movimiento, Maten al Mensajero, Del Zorzal, La Editorial Común, Ovni Press, Planeta e Libros del Zorro Rojo.
ode/mh/glmv