Durante reunião realizada em Damasco com o Ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad Al-Shibani, ambas as partes revisaram os acontecimentos recentes na região e concordaram com a importância de criar as condições necessárias para garantir o retorno seguro e digno dos refugiados sírios, bem como com a urgência de melhorar a situação humanitária.
De acordo com a agência de notícias oficial SANA, a reunião também abordou questões relacionadas ao processo político em andamento, incluindo o progresso rumo à formação de uma Assembleia Popular representativa, baseada nos princípios de soberania e consenso nacional.
A conversa incluiu uma análise da situação em diversas áreas do país, como a província de Sweida, as regiões do nordeste e a costa síria, onde se vive uma realidade social e política complexa.
Em declaração divulgada pelo Gabinete do Enviado Especial, Pedersen reiterou o compromisso da ONU com o povo sírio e a necessidade de enfrentar os desafios internos por meio do diálogo e de medidas concretas de fortalecimento da confiança entre os atores nacionais.
O diplomata também condenou as contínuas violações da soberania síria por Israel e instou o fim de tais ações, em conformidade com o direito internacional e os princípios da Carta das Nações Unidas.
Pedersen reafirmou o apoio das Nações Unidas a uma transição política abrangente, transparente e confiável, em conformidade com a Resolução 2254 do Conselho de Segurança, que estabelece uma estrutura para uma solução política liderada pela Síria.
oda/fm/glmv