A remessa incluiu um total de 1.250 dispositivos médicos, incluindo equipamentos de assistência respiratória, máquinas de diálise renal, monitores cardíacos e oxigenadores, além de outros suprimentos essenciais para fortalecer a capacidade de atendimento à saúde no país árabe, informou o canal sírio Al-Ikhbariya.
O Catar mantém um fluxo regular de ajuda humanitária para a Síria, intensificando seu apoio após a mudança de governo em 8 de dezembro. Desde então, vários aviões com suprimentos médicos e assistência chegaram a diferentes regiões da Síria.
Em julho passado, um comboio de ajuda humanitária do Catar foi enviado à província de Daraa para atender às necessidades das famílias deslocadas pelas recentes tensões em Sweida.
Além disso, em agosto, o Crescente Vermelho do Catar lançou o projeto “Pontes de Cura e Esperança II”, voltado para pacientes com câncer no norte do país, oferecendo tratamentos como quimioterapia e imunoterapia por cinco meses.
Apesar desses esforços, a organização Médicos Sem Fronteiras alertou que as necessidades humanitárias na Síria continuam extremamente altas, com quase 16,5 milhões de pessoas precisando de assistência urgente.
Muitos centros de saúde estão supostamente destruídos ou funcionando parcialmente, a equipe médica é insuficiente e pacientes com doenças crônicas enfrentam graves dificuldades para receber tratamento.
Além disso, 90% da população vive abaixo da linha da pobreza, o que limita o acesso a medicamentos essenciais.
oda/fm/glmv