O presidente congolês, Félix Tshisekedi, participa da reunião de chefes de Estado e de governo que acontece na Guiné Equatorial, onde chegou neste domingo, segundo a Presidência.
No aeroporto, foi recebido pelo primeiro-ministro guineense, Manuel Osa Nsue Nsua, e após honras militares, a delegação presidencial partiu para o Centro Internacional de Conferências de Sipopo, sede do evento, onde a crise humanitária e de segurança no leste do Congo está em pauta.
O programa inclui uma discussão sobre as prioridades regionais e a tomada de decisões sobre a governança e o funcionamento da organização, fundada em 1983 para promover a cooperação e fortalecer a integração regional na África Central em todas as áreas.
Em 5 de setembro, o Conselho de Ministros da CEPAL avaliou o relatório sobre a renovação da atual equipe de gestão, cujo mandato expirou em 31 de agosto de 2025.
Também foram consideradas as propostas para a eleição do Presidente e do Vice-Presidente da Comissão, bem como o processo de seleção, para um mandato não renovável de cinco anos, dos oito comissários da organização.
O angolano Gilberto da Piedade Veríssimo é o presidente cessante da atual Comissão.
oda/kmg/glmv