Domingo, Setembro 07, 2025
NOTÍCIA

A segurança na RDC é o foco das questões Comunidade Centro-Africana

Kinshasa, 7 de setembro (Prensa Latina) A segurança e a situação humanitária na República Democrática do Congo (RDC) estarão entre os temas de debate de hoje na sétima sessão extraordinária da Conferência da Comunidade Econômica dos Estados da África Central (CEEAC).

O presidente congolês, Félix Tshisekedi, participa da reunião de chefes de Estado e de governo que acontece na Guiné Equatorial, onde chegou neste domingo, segundo a Presidência.

No aeroporto, foi recebido pelo primeiro-ministro guineense, Manuel Osa Nsue Nsua, e após honras militares, a delegação presidencial partiu para o Centro Internacional de Conferências de Sipopo, sede do evento, onde a crise humanitária e de segurança no leste do Congo está em pauta.

O programa inclui uma discussão sobre as prioridades regionais e a tomada de decisões sobre a governança e o funcionamento da organização, fundada em 1983 para promover a cooperação e fortalecer a integração regional na África Central em todas as áreas.

Em 5 de setembro, o Conselho de Ministros da CEPAL avaliou o relatório sobre a renovação da atual equipe de gestão, cujo mandato expirou em 31 de agosto de 2025.

Também foram consideradas as propostas para a eleição do Presidente e do Vice-Presidente da Comissão, bem como o processo de seleção, para um mandato não renovável de cinco anos, dos oito comissários da organização.

O angolano Gilberto da Piedade Veríssimo é o presidente cessante da atual Comissão.

oda/kmg/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa