Sexta-feira, Setembro 05, 2025
NOTÍCIA

Rússia está aberta à cooperação global, afirma Putin

Vladivostok, Rússia, 5 set (Prensa Latina) A Rússia está aberta à cooperação com todos os países, especialmente com seus aliados, disse hoje o presidente Vladimir Putin durante a sessão plenária do Fórum Econômico Oriental (EEF, na sigla em inglês).

“Estamos abertos a colaborar com todos os países do mundo, especialmente com aqueles que desejam trabalhar conosco, com nossos amigos”, disse o líder russo, ressaltando que Moscou nunca negou cooperação a pessoas e empresas que desejam colaborar com a Rússia em outros países. O chefe de Estado também propôs a instauração, a partir de 2027, de um regime preferencial único em todo o Ártico e no Extremo Oriente para fomentar a atividade empresarial nessas regiões.

“Agora, levando em conta a experiência bem-sucedida acumulada, proponho dar um passo decisivo: mantendo as condições para os investidores atuais, instaurar em todo, e enfatizo, em todo o território do Extremo Oriente e do Ártico, um regime preferencial único para os negócios”, destacou Putin.

E essa medida, que visa simplificar o uso de ferramentas de apoio para empresários, empresas e novos projetos, deve ser implementada a partir de 1º de janeiro de 2027, disse o presidente em seu discurso.

A décima edição do EEF será realizada na cidade russa de Vladivostok, de 3 a 6 de setembro de 2025, sob o lema “Extremo Oriente: cooperação em prol da paz e da prosperidade”.

mem/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa