Sexta-feira, Setembro 05, 2025
NOTÍCIA

Apoio a Macron em seu nível histórico mais baixo

Paris, 5 set (Prensa Latina) A confiança na gestão do presidente francês, Emmanuel Macron, está em seu nível mais baixo, com apenas 17% de apoio, segundo pesquisa divulgada hoje.

De acordo com a pesquisa da Elabe, 76% dos entrevistados não confiam no presidente, com quase metade alegando “de forma alguma”.

Desde que assumiu o poder em 2017, Macron não tinha tido uma popularidade tão baixa em seu trabalho no Eliseu, nem mesmo durante a crise do movimento dos Coletes Amarelos, no final de 2018 e nos primeiros meses de 2019.

O apoio ao chefe de Estado subiu em março para 27%, o que implica uma queda de 10 pontos em seis meses.

Macron reforçou sua imagem nos últimos meses em questões internacionais, como o apoio à Ucrânia e o anúncio de sua decisão de reconhecer este mês o Estado palestino.

No entanto, internamente, ele enfrenta grandes problemas, agravados nos últimos dias, diante da forte possibilidade de que o primeiro-ministro François Bayrou não receba na segunda-feira o voto de confiança da Assembleia Nacional, o que levaria à sua renúncia e à de seu gabinete, bem como ao naufrágio de seu plano orçamentário para 2026.

Nesse cenário, crescem os apelos para a renúncia de Macron, principalmente por parte do La France Insoumise e do partido identificado com a extrema direita, Agrupamento Nacional.

De acordo com uma pesquisa da Odoxa publicada ontem, seis em cada dez franceses são a favor da renúncia do líder gaulês, que já descartou fazê-lo.

O presidente da República afirmou que terminará seu segundo mandato constitucional, em 2027.

mem/wmr/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa