Sexta-feira, Setembro 05, 2025

Afeganistão contabiliza 2.205 mortos pelo terremoto

Cabul, 5 set (Prensa Latina) O número de mortos pelo devastador terremoto na província oriental de Kunar, no Afeganistão, atingida nas últimas 24 horas por vários tremores, subiu para 2.205, informou hoje a agência de notícias Pajhwok.

Começa no Uruguai a Feira Rural do Prado

Montevidéu, 5 set (Prensa Latina) A Expo Rural del Prado, considerada uma festa empresarial e popular entre o campo e a cidade no Uruguai, começa hoje nesta capital e vai até 14 de setembro.

Rússia está aberta à cooperação global, afirma Putin

Vladivostok, Rússia, 5 set (Prensa Latina) A Rússia está aberta à cooperação com todos os países, especialmente com seus aliados, disse hoje o presidente Vladimir Putin durante a sessão plenária do Fórum Econômico Oriental (EEF, na sigla em inglês).

Começaram os eventos prévios à Cúpula Africana sobre o Clima

Adis Abeba, 5 set (Prensa Latina) Os eventos prévios à Segunda Cúpula Africana sobre o Clima (ACS2) começaram hoje na Etiópia com a participação de políticos, negociadores, jovens e atores não estatais para definir uma agenda continental sobre o tema.

A paz, missão principal das instituições de segurança da Etiópia

Adis Abeba, 5 set (Prensa Latina) O primeiro-ministro Abiy Ahmed destacou hoje que manter a paz continua sendo a missão fundamental das instituições de segurança da Etiópia, ressaltando seu papel insubstituível para garantir a estabilidade e a prosperidade do país. Ahmed expressou isso em suas redes sociais após anunciar a conclusão das conversas com os líderes das entidades do setor, nas quais revisaram as responsabilidades institucionais na proteção da paz, no combate ao crime e no fortalecimento da confiança pública.

Espião polonês é preso na Bielorrússia

Minsk, 5 set (Prensa Latina) O Comitê de Segurança da Bielorrússia (KGB, na sigla em russo) informou hoje a detenção de um espião polonês que portava documentos classificados como segredos militares. De acordo com o que a KGB comunicou nesta sexta-feira ao canal de televisão Belarus 1, o cidadão polonês Grzegorz Havel foi preso sob suspeita de espionagem para Varsóvia e foi apreendida uma pasta com documentos oficiais do Comitê de Segurança do Estado da Bielorrússia. A nota do serviço destacou que a detenção ocorreu na cidade de Lepel, na região de Vitebsk.

Edicão Portuguesa