Quinta-feira, Setembro 04, 2025
NOTÍCIA

Rússia considera inadmissível a pressão dos EUA contra a Venezuela

Vladivostok, Rússia, 4 set (Prensa Latina) A pressão que os Estados Unidos exercem sobre a Venezuela é inadmissível, afirmou hoje a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zajárova, à margem do X Fórum Econômico Oriental, que se reúne na cidade de Vladivostok.

“A atuação do Ocidente em relação às nações que desejam aplicar uma política própria é absolutamente inadmissível; contra a Venezuela está sendo exercida abertamente pressão em todas as frentes”, afirmou Zajárova durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

A diplomata russa acrescentou que a atual escalada de tensões em torno da Venezuela representa um perigo para a segurança regional e global.

Em 7 de agosto, a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pamela Bondi, anunciou uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à prisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusado por Washington de liderar o Cartel dos Sóis.

A medida foi seguida pouco depois pelo envio de vários navios da Marinha dos Estados Unidos ao Caribe, com o pretexto de combater a atividade dos cartéis na região.

Em resposta, Maduro ordenou a mobilização das Milícias Bolivarianas para garantir a defesa do país.

Caracas tem argumentado repetidamente que os destacamentos navais dos Estados Unidos no Caribe não estão relacionados com os esforços antidrogas e, em vez disso, servem para pressionar a Venezuela.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Peter Hegseth, disse ontem ao canal de televisão Fox News que cabe ao presidente Donald Trump decidir se busca ou não uma mudança de governo na Venezuela, mas deixou claro que o Pentágono está “preparado com todos os recursos do exército americano”.

npg/gfa/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa