O chefe de Estado do gigante euroasiático destacou nesta quinta-feira, durante uma reunião sobre o desenvolvimento do complexo energético e de combustíveis do Extremo Oriente do país, que a energia nuclear está sendo desenvolvida ativamente na região, que é também uma área tradicionalmente forte na nação.
“Os projetos de usinas nucleares são considerados, com razão, energia verde. Eles praticamente não têm pegada de carbono. É claro que devemos continuar desenvolvendo esse setor promissor”, enfatizou Putin, acrescentando que espera ouvir opiniões sobre o assunto durante os debates.
O líder russo lembrou que projetos de energia nuclear em pequena escala, como as usinas nucleares de baixa capacidade de Yakutsk e Chukotka, estão sendo implementados com sucesso na região do Extremo Oriente.
Está prevista a construção das centrais nucleares de Primorie e Jabárovsk. Também está prevista a construção de outra central nuclear flutuante única. Esta deverá fornecer energia à Planta de Mineração e Processamento Býstrinski em Chukotka, concluiu Putin.
mem/gfa/bm