À margem das comemorações do 80º aniversário da vitória da China sobre a agressão japonesa, às quais ambos os mandatários assistem como convidados, Putin e Sassou-Nguesso conversaram sobre as relações bilaterais, que ambas as partes consideram excelentes.
O presidente russo destacou os laços de mais de 60 anos com o Congo, país que considerou uma prioridade na política externa para a África e um amigo confiável ao longo do tempo, com o qual mantêm contatos frequentes ao mais alto nível e relações comerciais estáveis.
No entanto, ele considerou que ambas as partes estão em condições de aprofundar esses laços econômicos, bem como aumentar o número de estudantes congoleses que se formam na Rússia, um programa que tem sido um marco nas relações entre os dois países.
O presidente congolês, por sua vez, referiu que o diálogo com Putin também versou sobre a situação internacional e a necessidade de trabalhar em conjunto para superar os desafios atuais.
A esse respeito, ele comentou sobre o interesse mútuo em fortalecer as relações e a cooperação, e mencionou ações concretas, como o projeto de construção de um oleoduto entre Punta Negra e Brazzaville, com a colaboração russa.
mem/kmg/bm