Quinta-feira, Setembro 04, 2025
NOTÍCIA

Aumenta o número de mortos em naufrágio na Nigéria

Abuja, 4 set (Prensa Latina) As autoridades da Nigéria confirmaram hoje o aumento para 32 do número de mortos no naufrágio de uma embarcação que transportava mais de 100 pessoas pelo rio Malale, perto da localidade de Burg, no estado de Níger.

De acordo com fontes oficiais, o número de vítimas fatais pode ser maior, pois ainda há muitas pessoas desaparecidas e apenas algumas dezenas foram resgatadas, 10 delas em estado crítico.

O acidente ocorreu na terça-feira, quando a embarcação colidiu com um tronco pesado arrastado pela correnteza do rio Malale, virou perto da comunidade de Gausawa, em Borgu, e jogou todos os passageiros na água.

A maioria das vítimas eram mulheres e crianças, conforme confirmado pelas autoridades.

Abdullahi Baba Ara, presidente do governo local de Borgu, disse que a magnitude desta tragédia é imensa e que a embarcação estava sobrecarregada.

Os acidentes fluviais na Nigéria são frequentes, devido ao mau estado das embarcações, ao excesso de passageiros e às condições climáticas adversas.

Também não existem regulamentos de segurança para a navegação nessas vias fluviais, especialmente quando muitas mulheres viajam com seus filhos pequenos nesses transportes.

Outros incidentes semelhantes recentes, nos quais dezenas de pessoas morreram, ocorreram na Nigéria em dezembro passado e no mês de agosto que acaba de terminar.

mem/fvt/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa