Quarta-feira, Setembro 03, 2025
NOTÍCIA

Autoridade eleitoral da Bolívia realizará sorteio sobre segundo turno

La Paz, 3 set (Prensa Latina) O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia realizará hoje o sorteio sobre a localização na cédula eleitoral do segundo turno entre o Partido Democrata Cristão (PDC) e a Aliança Livre, que será realizada em 19 de outubro.

De acordo com o TSE, o sorteio será realizado nesta quarta-feira, além da aprovação do design da nova cédula eleitoral, que será muito menor do que a utilizada no primeiro turno, mas manterá as medidas de segurança.

“Sorteio da localização das faixas e aprovação do design da cédula eleitoral pelo Tribunal Supremo Eleitoral (segundo turno) 3 de setembro. Lei 026 Artigo 139 b)”, refere o calendário eleitoral modificado pelo Órgão Eleitoral.

Ao mesmo tempo, o prazo para a comunicação da recusa em participar do segundo turno por parte das duas organizações políticas concorrentes expira em 4 de setembro.

De acordo com a legislação eleitoral, o segundo turno será realizado com o mesmo cadastro eleitoral, que chega a 7.936.515 cidadãos habilitados.

Em 17 de agosto, 6.900.418 cidadãos, na Bolívia e em outros 22 países, votaram.

Do total de votos emitidos, 5.356.534 foram válidos, o que representa 77,63%.

As duas duplas que disputarão o segundo turno são Rodrigo Paz-Edman Lara (PDC), que obtiveram 32,06% dos votos, e Jorge Tuto Quiroga-Juan Pablo Velasco (Alianza Libre), que conquistaram 26,70% dos votos válidos.

O governo do presidente da Bolívia, Luis Arce, fez um primeiro desembolso em favor do TSE destinado a financiar o segundo turno das eleições do próximo dia 19 de outubro, segundo Fernando Arteaga, secretário da Câmara do Órgão Eleitoral.

Precisou que o orçamento necessário para este segundo turno presidencial inédito é de 190 milhões de bolivianos (mais de 27 milhões de dólares).

“Para este segundo turno, temos a informação de que já houve um primeiro desembolso do Órgão Executivo para as primeiras atividades que, basicamente, têm a ver com a impressão do material eleitoral”, afirmou em declarações à rede privada PAT, sem especificar o valor desse desembolso.

O membro do TSE Gustavo Ávila informou que, por ser a primeira vez na história da Bolívia que ocorre um segundo turno presidencial, serão implementadas duas mudanças importantes no material eleitoral.

Explicou que a primeira é a nova cédula eleitoral, que terá uma única faixa com duas opções: uma para cada chapa presidencial.

Uma segunda alteração diz respeito às atas de escrutínio, que agora conterão apenas os dados dos candidatos em disputa.

Além disso, o número de cópias das atas será reduzido de 12 para cinco, distribuídas entre as duas organizações políticas e as três autoridades correspondentes.

oda/jpm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa