Quarta-feira, Setembro 03, 2025
NOTÍCIA

Tampas plásticas contra o câncer infantil na Bolívia

La Paz, 2 de agosto (Prensa Latina) A presidente da Associação Boliviana de Voluntários Contra o Câncer Infantil (AVCC), Dra. Ana Carola Torres, lidera hoje uma campanha de apoio a esses pacientes e suas famílias.

Juntamente com o embaixador da Espanha na Bolívia, Fernando García, Torres anunciou, na residência diplomática, o chamado Tapatón Bicentenário, que consiste na coleta de tampas plásticas rígidas para reciclagem e geração de recursos para atender às necessidades desses pacientes com câncer.

“Hoje, graças à solidariedade de pessoas, empresas e instituições, muitas crianças têm uma segunda chance. Já temos 30 sobreviventes que agora vivem vidas normais”, afirmou durante a apresentação.

Esta iniciativa beneficente teve sua primeira edição em 2022 na cidade de La Paz, quando foram coletadas quatro toneladas de tampas de garrafa. Ao serem recicladas, arrecadaram 12.080 bolivianos (cerca de dois mil dólares).

Um ano depois, a campanha foi estendida também para El Alto, e o total arrecadado foi de nove toneladas, o equivalente a 36.628,80 bolivianos (mais de sete mil dólares).

Durante a terceira edição, em 2024, o Tapatón incluiu La Paz, El Alto, Oruro e Sucre, e graças aos voluntários da Avcci, a arrecadação ultrapassou 15 toneladas, contribuindo com 60.322 bolivianos (cerca de nove mil dólares).

De acordo com Torres, durante a arrecadação prevista para o dia 27 deste mês, espera-se que mais de 20 toneladas sejam arrecadadas em todo o país, graças às parcerias estabelecidas, entre as quais se destaca a colaboração da Embaixada da Espanha.

Outras instituições comprometidas representadas na apresentação incluem a Empacar S.A., a Ferroviaria Andina; a Fundação Remar; a Assembleia Permanente de Direitos Humanos; o Banco Unión; e o Clube Esportivo Always Ready.

Em discurso na apresentação, o Embaixador García destacou o duplo impacto social desta campanha.

“Não se trata apenas de apoiar crianças com câncer”, comentou o diplomata, “também estamos protegendo o meio ambiente, já que uma tampa de garrafa plástica pode levar mais de 100 anos para se degradar.”

Um comunicado à imprensa afirmou que, além dos 30 sobreviventes do câncer com boa qualidade de vida, outra conquista desde o lançamento deste programa em 2022 é o investimento de quase dois milhões de bolivianos (mais de US$ 285.000) na compra de medicamentos e estudos médicos.

Além disso, a entrega de 7.600 sacolas de alimentos às famílias dos pacientes foi garantida anualmente, e foi obtido apoio para o transporte de uma tonelagem avaliada em 77.500 bolivianos (mais de US$ 11.000), investida no financiamento de tratamentos especializados.

Atualmente, a Avcci conta com 1.667 voluntários ativamente comprometidos com sua causa humanitária.

rc/jpm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa