Em sua mensagem por ocasião do 80º aniversário da proclamação da independência e da fundação da República Democrática do Vietnã, atual República Socialista do Vietnã, o líder da Revolução cubana expressou suas mais calorosas felicitações ao dirigente partidário e ao seu heroico povo.
“O exemplo do Vietnã invicto permanecerá para sempre nas páginas gloriosas da história, sob a orientação certeira do querido presidente Ho Chi Minh e do Partido Comunista, e servirá de exemplo para todos os lutadores anti-imperialistas do mundo”, escreveu Raúl Castro.
Nesse caminho, ele destacou mais adiante, as vitórias do Vietnã nos enchem de alegria e orgulho.
O general do Exército reiterou também, no contexto destas celebrações, “a firme vontade de continuar a fortalecer as queridas e exemplares relações de irmandade, cooperação e solidariedade que unem os nossos dois países”.
Enquanto isso, em sua mensagem a To Lam, o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou que as admiráveis conquistas do Vietnã no último século de sua história milenar são inspiradas no exemplo de liderança, altura ética e intelectual do inesquecível presidente Ho Chi Minh.
Ele também observou que, com a orientação do Partido e a coragem heroica de seu povo, o Vietnã proclamou há 80 anos o Estado que daria origem à atual República Socialista do Vietnã, “que hoje é, aos olhos do mundo, o país dez vezes mais bonito do que o Tio Ho sonhou”.
As vitórias do Vietnã contra o colonialismo e o imperialismo, sua resistência e espírito de superação, tornaram-se um exemplo brilhante para os povos na luta pela sua liberdade e independência, acrescentou.
“Esta ocasião é propícia para reiterar a firme e inabalável vontade de continuar trabalhando pela consolidação dos laços históricos e fraternos que unem nossos povos, partidos e governos”, afirmou.
Díaz-Canel também enviou uma mensagem de felicitações ao presidente vietnamita, Luong Cuong, na qual expressou que “cada vitória de seu país tem sido uma fonte genuína de inspiração e alegria para Cuba”.
A luta anticolonial e anti-imperialista do Partido Comunista e do povo vietnamita, liderados pelo inesquecível presidente Ho Chi Minh, abriu caminho para um Vietnã independente, próspero e pacífico, que hoje se projeta para novos sucessos no caminho da Renovação, acrescentou.
Em sua carta a Cuong, o chefe de Estado cubano também ratificou “a firme vontade de continuar consolidando as relações exemplares de irmandade entre nossos povos, partidos e governos, forjadas pelo comandante-chefe Fidel Castro e pelo presidente Ho Chi Minh”.
lam/mpm/bm