Quarta-feira, Setembro 03, 2025
NOTÍCIA

Cuba celebra aniversário da maior organização da sociedade civil

Havana, 2 de setembro (Prensa Latina) Os Comitês de Defesa da Revolução (CDR), a maior organização da sociedade civil de Cuba, realizam hoje ações em todo o país para celebrar seu 65º aniversário, segundo informações divulgadas em Havana.

O coordenador nacional, Gerardo Hernández, afirmou em entrevista coletiva que a organização, fundada em 28 de setembro de 1960, está atualizando seu trabalho em sintonia com os tempos atuais, já que a comemoração ocorre em um contexto complexo.

O CDR mantém seu principal objetivo fundador de defender a Revolução, mas, por exemplo, outras tarefas estão surgindo, como o combate às drogas, afirmou.

Em outro momento da conferência, foi destacado que os membros do CDR formam uma associação única no mundo.

As ações para o aniversário começaram há um ano e agora estão se intensificando na reta final.

Os CDRs coletaram quase 128.000 doações voluntárias de sangue e contribuíram com quase 1.400 toneladas de matéria-prima.

Eles também trabalham com outras instituições para promover a saúde e a produção de alimentos, a conservação de energia e a vigilância, entre outras tarefas.

Em conjunto com as Tropas da Guarda de Fronteira, eles formam os Destacamentos Mirando al Mar, que protegem as costas e promovem o esporte e a recreação. No dia 20 de setembro, a tradicional maratona será realizada na capital cubana e em todas as províncias.

Gerardo Hernández anunciou que a província de Ciego de Ávila é a Vanguarda Nacional, e Santiago de Cuba, Las Tunas e Matanzas são os Destaques.

Os CDRs foram fundados a mando do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, em 28 de setembro de 1960, em um contexto de confronto com grupos contrarrevolucionários e agressões externas, especialmente dos Estados Unidos.

Atualmente, conta com mais de 7 milhões de membros cubanos em aproximadamente 137.000 células de base e 17.500 zonas.

arc/evm/jqo/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa