O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu nesta cidade seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que participa da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), da qual seu país faz parte como parceiro de diálogo. Xi disse que, como grandes potências emergentes e membros-chave do Sul Global, as duas nações compartilham o espírito de independência e autonomia. Ele ressaltou que fortalecer a relação bilateral beneficia tanto seus interesses nacionais quanto os do Sul Global.
Ele observou que ambos os países devem aproveitar a corrente de paz, desenvolvimento, cooperação e benefício mútuo.
Destacou a necessidade de apoiar-se mutuamente no caminho para a prosperidade nacional e elevar a relação estratégica a novos níveis.
Apelou a avançar conjuntamente para um sistema de governança global mais justo e equitativo.
O presidente chinês destacou que 2025 marcará o 55º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas e propôs reforçar a cooperação em três eixos principais.
Primeiro, consolidar a confiança política: insistiu no apoio mútuo em questões de interesse nacional central e preocupações fundamentais, ao mesmo tempo em que promoveu uma maior cooperação em segurança e combate ao terrorismo.
Segundo, instou a alinhar melhor a Iniciativa da Faixa e Rota com o plano turco do “Corredor Intermediário”.
Apoiou o desenvolvimento do corredor sul da ferrovia China-Europa e buscou elevar a cooperação em comércio, cultura e turismo, bem como criar novos pontos de destaque em energias renováveis, 5G e biotecnologia.
Em terceiro lugar, defendeu uma estreita colaboração em fóruns como a ONU, o G20 e a OCS, ao mesmo tempo em que reiterou o compromisso comum com a ordem internacional e a defesa da justiça global.
Por sua vez, Erdogan ponderou as relações com a China e expressou disposição para intensificar os intercâmbios de alto nível e elevar o nível de comércio e investimento.
Ele mencionou a importância de ampliar a cooperação em infraestrutura, energia limpa, agroalimentação e saúde, bem como o fortalecimento do intercâmbio humano em educação e turismo.
Ele também manifestou o desejo de Ancara de reforçar a cooperação com Pequim dentro da OCS para promover o desenvolvimento e a prosperidade regional e global.
A Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai começou hoje aqui com reuniões bilaterais e fóruns focados em alcançar consensos, dinamizar a cooperação regional e estabelecer uma estratégia de desenvolvimento para 2026-2035.
oda/idm/mb