Quarta-feira, Setembro 03, 2025
NOTÍCIA

Urnas abertas em Corrientes, Argentina, para eleições provinciais

Buenos Aires, 31 de agosto (Prensa Latina) As urnas abriram hoje para 950 mil eleitores da província argentina de Corrientes para eleger o governador, seu vice, cinco senadores, 15 deputados para a legislatura provincial, além de prefeitos, vereadores e conselheiros escolares.

Estas são as penúltimas eleições locais — em 7 de setembro serão as da província de Buenos Aires — antes das eleições nacionais de 26 de outubro para o Congresso Nacional.

Neste domingo, os correntinos elegerão o sucessor do governador cessante Gustavo Valdés, do partido radical Vamos Corrientes, entre seu irmão, Juan Pablo Valdés; Martín Ascúa, da frente peronista Limpiar Corrientes, e o também radical e três vezes governador Ricardo Colombi, do Encuentro por Corriente.

Esses são os três principais animadores da campanha.

Também estão na disputa eleitoral outros quatro candidatos, entre eles Claudio Lisandro Almirón, do La Libertad Avanza.

Para vencer no primeiro turno, a chapa deve obter mais de 45% dos votos válidos ou atingir 40% com uma diferença superior a 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado; caso contrário, haverá segundo turno em 21 de setembro.

A grande questão em torno dessas eleições é se o vencedor do governo será definido neste primeiro turno.

Todas as pesquisas apontam para o candidato do partido governista Vamos Corrientes, embora no peronismo afirmem que nem tudo está tão claro e garantam ter números que apontam para um cenário de extrema paridade, com Valdés apenas alguns pontos acima de Ascúa.

Se assim for, então nenhum deles alcançaria os 45 pontos percentuais, e eles terão que ir para um segundo turno em 21 de setembro.

oda/mh/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa