Segunda-feira, Setembro 01, 2025
NOTÍCIA

Último dia para ver a tapeçaria de Bayeux antes do empréstimo

Paris, 31 de agosto (Prensa Latina) Os franceses e os turistas terão hoje a última oportunidade de admirar a famosa tapeçaria de Bayeux no museu homônimo na Normandia, antes do controverso empréstimo da imponente obra ao Museu Britânico de Londres.

A instalação vive um fim de semana movimentado, já que amanhã fechará suas portas ao público até outubro de 2027, como parte da decisão do presidente Emmanuel Macron de emprestá-la ao país vizinho, anunciada no mês passado durante uma visita de Estado ao Reino Unido, enquadrando-a como um símbolo da amizade bilateral.

Em solo britânico, a notícia foi recebida com entusiasmo, mas na França abundam as questionamentos sobre o risco de degradação da tapeçaria bordada no século XI para descrever a conquista da Inglaterra em 1066 pelo duque da Normandia, conhecido como Guilherme, o Conquistador, o primeiro rei da Inglaterra de origem normanda.

Chegou-se a reunir mais de 60 mil assinaturas em uma petição no site Change.org, na qual o empréstimo da tela de 70 metros de comprimento é classificado como “um crime patrimonial”.

Segundo o líder da demanda, o diretor do portal La Tribuna del Arte, Didier Rykner, especialistas alertam para os perigos do transporte da tapeçaria de Bayeux, inscrita em 2007 no Programa Memória do Mundo da Unesco.

oda/wmr/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa