Terça-feira, Setembro 02, 2025
NOTÍCIA

Presidente de Cuba rinde homenaje a José Martí en Vietnam (+Foto)

Hanói, 31 de agosto (Prensa Latina) O primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) e presidente da República, Miguel Díaz-Canel, prestou hoje homenagem ao herói nacional José Martí, como parte de sua visita oficial de três dias ao Vietnã.

No parque Tao Dan, na capital, o chefe de Estado, junto com a delegação de alto nível que o acompanha e autoridades locais, depositou uma coroa de flores e guardou um minuto de silêncio em homenagem ao mais universal dos cubanos.

Díaz-Canel chegou na manhã deste domingo (hora local) ao Aeroporto Internacional de Hanói para participar da cerimônia comemorativa do 80º aniversário da proclamação da independência e fundação da então República Democrática do Vietnã, no próximo dia 2 de setembro, nesta capital.

Ele foi recebido no aeródromo pelo membro do Bureau Político do Partido Comunista do Vietnã (PCV), diretor da Academia Nacional de Política Ho Chi Minh e presidente do Conselho Teórico Central, Nguyen Xuan Thang, juntamente com outras autoridades partidárias, governamentais e da Associação de Amizade.

Pouco depois de sua chegada, o presidente agradeceu em sua conta na rede social X a calorosa recepção do povo e agradeceu ao Vietnã por sua amizade e exemplo.

Sua agenda na nação indochinesa inclui reuniões com o secretário-geral do PCV, To Lam; o presidente da República, Luong Cuong; o primeiro-ministro, Phan Minh Chinh, e o presidente da Assembleia Nacional, Tran Than Man, conforme informado na mesma rede social pela presidência de Cuba.

Ele também visitará empresas do setor biofarmacêutico e de telecomunicações, que mantêm laços estreitos com suas contrapartes em Cuba, e se reunirá com empresários vietnamitas de setores importantes da vida econômica da ilha caribenha.

Esta visita também se realiza no âmbito das comemorações do 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, que se cumpre em 2 de dezembro de 2025.

Após sua estadia no Vietnã, Díaz-Canel fará visitas oficiais à China e ao Laos, “nações irmãs às quais nos unem laços afetuosos e uma história de cooperação e solidariedade compartilhadas, à prova do tempo e dos maiores desafios”, conforme assinou o dignitário em outra mensagem no X.

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba informou que, em Pequim, ele participará do evento central pelo 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e a Guerra Antifascista Mundial.

Além disso, acrescentou a nota, ele dialogará com as principais autoridades desses países e visitará locais de interesse político e econômico.

Enquanto isso, no caso do Laos, reafirma-se a prioridade que Cuba concede às relações fraternas e amigáveis com esse país irmão e socialista, acrescentou.

mem/mpp/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa