Segunda-feira, Setembro 01, 2025
NOTÍCIA

Guatemalteco Chumil busca ampliar história na Volta à Espanha 2025

Cidade da Guatemala, 31 de agosto (Prensa Latina) Os amantes do ciclismo na Guatemala continuam satisfeitos com o sólido desempenho de Sergio Chumil na Volta à Espanha 2025, que hoje largará na nona etapa para ampliar a história.

Na corrida de ontem, o ciclista natural da aldeia de Chuachalí, Tecpán, departamento de Chimaltenango, cruzou a linha de chegada em 62º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, o belga Jasper Philipsen, mantendo-se assim como principal referência da equipe Burgos Burpellet-BH.

O jovem guatemalteco de 23 anos ocupa a 23ª posição na classificação individual, a seis minutos e 24 segundos do líder da difícil prova de 21 etapas, o norueguês Torstein Træen.

Entre os jovens ciclistas, Chumil aparece em sexto lugar, a 3:31 do italiano Giulio Pellizari. Além disso, ele se destaca como o quarto latino-americano na La Vuelta até o momento, superado apenas por Egan Bernal (Ineos Grenadiers), que ocupa a nona posição, a 2:55.

O equatoriano Jefferson Cepeda, da Movistar, ocupa a 19ª posição, a 4:28 do portador da camisa vermelha, e o também colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious) está a 4:36.

O ciclista da terra do quetzal, no entanto, tem o mais difícil pela frente, após o recente abandono de seu companheiro de equipe, o uruguaio Eric Fagúndez, por problemas de saúde.

Agora serão apenas cinco (de oito) gregários, depois que outros dois (os espanhóis Carlos García e Daniel Cavia) abandonaram a equipe Burgos Burpellet-BH, que buscará mais visibilidade com um bom trabalho após um ano de ausência.

Analistas classificaram como consistente o desempenho do guatemalteco, que já tem a seu favor a melhor posição de um ciclista deste país em uma etapa da La Vuelta, já que Antón Villatoro só conseguiu chegar à 40ª posição.

Este abandonou a competição na sexta prova em 1997 e na terceira em 1998, pelo que o desafio para Chumil será terminar, de acordo com a apreciação do reconhecido ex-ciclista colombiano, e agora parte da ESPN, Víctor Hugo Peña.

Em entrevista há alguns dias ao jornal ibérico As, Chumil confessou que está muito ansioso para dar o seu melhor. “Será muito complicado, mas também estou realizando o sonho de todo um país como a Guatemala”, declarou.

Todos estão comigo nos bons e maus momentos e espero que possamos controlar essa vontade de fazer bem, acrescentou.

Depois que a equipe ficou ausente no ano passado, temos que mostrar que estamos de volta para lutar. Vou tentar lutar por alguma etapa em fugas, disse ele.

A corrida de domingo terá início em Alfaro e terminará na estação de esqui de Valdezcaray, com um percurso de 195,5 quilômetros, um desnível positivo de 3.311 metros e uma subida final de primeira categoria.

mem/znc/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa