Doutor em Ciências Históricas, pesquisador e professor titular, ele lecionou em várias faculdades da Universidade de Havana, no Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona e no Instituto Superior de Ciências Médicas de Havana, entre outros centros de ensino superior.
Torres Cuevas, Prêmio Nacional de Ciências Sociais (2000) e Prêmio Nacional de História (2005), é membro da União Nacional de Historiadores de Cuba, da Associação de Historiadores do Caribe, da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac) e da Academia de Ciências de Nova York.
Integra também a Comissão Nacional de Graus Científicos da República de Cuba, o Tribunal Nacional de História para a defesa e concessão de Graus Científicos, os Conselhos Consultivos da Editorial de Ciências Sociais, o Centro de Estudos Martianos e o Instituto de História de Cuba.
Em seu catálogo literário figuram os títulos Antologia do pensamento medieval (1975), José Antonio Saco. Acerca de la esclavitud y su historia (1982, em colaboração com Arturo Sorhegui), Félix Varela. Los orígenes de la ciencia y conciencia cubanas (1995) e Antonio Maceo: las ideas que sostienen el arma (1995), para citar apenas alguns.
Seus textos prestigiam a revista Caribe, fundada e dirigida por ele; Anuário de Estudos Martianos, Casa das Américas, Contracorriente, Debates Americanos, Del Caribe, Revista da Biblioteca Nacional José Martí, Alma Mater, Bohemia, El Caimán Barbudo, Correo de Cuba, La Gaceta de Cuba, Revolución y Cultura, Opus Habana, Cuadernos Americanos (México) e L´avenc (Espanha).
Recebeu múltiplos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua trajetória, entre eles a Distinção pela Cultura Nacional (1996), o Prêmio Nacional da Academia de Ciências de Cuba e o Prêmio da Crítica de Ciências Sociais (com seus livros Antonio Maceo. Las ideas que sostienen el arma e Félix Varela. Los orígenes de la ciencia y conciencia cubanas).
Em 2000, recebeu o Prêmio Félix Varela, concedido pela Sociedade Econômica dos Amigos do País, e em 2006 foi eleito Membro Titular da Academia Cubana da Língua.
oda/amr/mb