As modificações no calendário para a eleição de 2025 de autoridades e representantes do Estado Plurinacional foram aprovadas pelo Plenário do TSE por meio da Resolução TSE-RSP-ADM 0386/2025.
Diferentemente do primeiro calendário, o segundo turno terá 13 atividades, e não 12, pois foi adicionado o prazo para notificação da desistência de participação no segundo turno por qualquer uma das organizações políticas (Partido Democrata Cristão ou Liberdade e Democracia), que expira na próxima quinta-feira.
Em caso de desistência, “serão proclamados os candidatos da outra formula para a Presidência e Vice-Presidência do Estado”, afirma a alínea c) do artigo 53 da Lei 026 do Regime Eleitoral.
No primeiro turno das eleições gerais, realizado em 17 de agosto, a dupla Rodrigo Paz-Edman Lara (PDC) ficou em primeiro lugar com 32,06%, e Jorge Tuto Quiroga-Juan Pablo Velazco (Libre) ficou em segundo com 26,70 pontos percentuais.
Como nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos, ou 40 em 100, uma diferença de 10% sobre o segundo colocado, a Bolívia disputará seu primeiro segundo turno em sua história.
A primeira das 13 atividades deste segundo turno ocorreu nesta quarta-feira, com a publicação da convocação para o segundo turno pelo TSE.
Com base nisso, a divulgação de propaganda eleitoral em eventos públicos de campanha e na mídia está permitida desde o dia anterior até 15 de outubro.
A divulgação ou publicação de estudos de opinião eleitoral (pesquisas) poderá ser realizada a partir desta quinta-feira até 12 de outubro.
O sorteio para a colocação das tiras de votação e a aprovação do desenho da cédula pelo TSE ocorrerão em 3 de setembro.
Já o sorteio público para a seleção dos jurados das seções eleitorais pelos tribunais eleitorais departamentais e pelo TSE para seções eleitorais no exterior será realizado em 19 de setembro, e a divulgação será feita entre 20 de setembro e 19 de outubro.
Da mesma forma, em 21 de setembro, a lista dos jurados das seções eleitorais será publicada na mídia impressa e no site do Organismo Eleitoral Plurinacional, tanto para a Bolívia quanto para 22 países do mundo.
Aqueles que não puderem servir como jurados poderão apresentar suas justificativas, acompanhadas de documentação comprobatória, entre 22 e 28 de setembro.
A partir do dia seguinte e até 19 de outubro, ocorrerá o treinamento dos jurados e a formação da mesa eleitoral.
npg/jpm / fav