Sábado, Agosto 30, 2025
NOTÍCIA

Sete pessoas são acusadas de sabotagem a gasodutos na Alemanha

Berlim, 27 ago (Prensa Latina) Sete pessoas integravam o grupo que perpetrou os ataques aos gasodutos Nord Stream, de acordo com um mandado de prisão citado hoje pelo semanário alemão Die Zeit.

A publicação indica que o detido sérvio K. atuou como coordenador de uma equipe composta por cinco homens e uma mulher.

Todos usaram passaportes falsos para alugar o veleiro Andrómeda e colocar os explosivos.

Especialistas consideram que essas descobertas judiciais reforçam as investigações sobre o caso, embora persistam dúvidas sobre os autores intelectuais.

A investigação avança após meses de estagnação.

Em 26 de setembro de 2022, três das quatro linhas dos gasodutos submarinos Nord Stream 1 e 2 foram alvo de sabotagem com cargas explosivas no fundo do mar Báltico, perto de uma ilha dinamarquesa e em frente à costa sueca.

A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia se recusaram a investigar a sabotagem em conjunto com a Rússia e a compartilhar com ela os resultados de suas investigações.

Uma investigação jornalística realizada pelo comunicador norte-americano Seymour Hersh, vencedor do prêmio Pulitzer, revelou que foram mergulhadores militares dos Estados Unidos que colocaram as cargas explosivas sob os gasodutos russos em junho de 2022, durante os exercícios Baltops da aliança atlântica.

O fato aumentou as tensões geopolíticas na Europa.

mem/amp/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa